Reclame no lugar Certo!
23 nov 2018

Reclame no lugar Certo!

Muitos estudiosos e cientistas

23 nov 2018

Muitos estudiosos e cientistas da mente tem falado a respeito do mal que a reclamação pode trazer às nossas vidas. Isso é uma verdade, eu concordo e sou uma dessas pessoas que enfaticamente chama atenção para esta questão.

Entretanto, como minha formação acadêmica é a psicologia, sei que apesar da reclamação ser de fato um hábito altamente pernicioso, certas coisas precisam sim ser colocadas pra fora; o “lixo” psíquico precisar ser desentulhado, coisas devem ser expurgadas, sentimentos negativos precisam ser limpos da forma correta, em psicanálise  este processo é chamado de catarse.

Isso que dizer que quando você estiver mal ou com problemas, sejam eles de que ordem for, você não deve sair falando para todas as pessoas que encontra por ai, porque isso só vai aumentar o problema. Afinal, você já deve ter reparado que tudo o que a gente põe foco aumenta, seja algo positivo ou negativo, essa é a regra se aplica sempre.

Porém, por outro lado, se você não fala nada, você começa a adoecer internamente, você se intoxica com seus próprios pensamentos e sentimentos ruins, porque o fato de você não expressar não significa que você resolveu ou aquilo deixou de existir, muito pelo contrário, você apenas reprimiu, ou “tapou o sol com a peneira” como diz o ditado popular. Logo, mais cedo ou mais tarde, isso tudo vai explodir ou pior implodir, te causando ainda mais dor e sofrimento.

Então qual seria a saída, você deve estar se perguntando… Bom, a saída não é nem reclamar nem reprimir, a única forma de resolver esse impasse é encarar suas questões de frente, com acolhimento, amor e autoaceitação, porém sem se colocar como vítima incapaz de superação.

Você precisa reconhecer seus problemas e buscar ajuda apropriada, então escolha uma ou duas pessoas que você ama e de sua extrema confiança, pessoas que você sabe que realmente podem te ouvir com amorosidade, te compreender e quem sabe te dar uma luz, ou pelo menos um abraço.

Além disso, busque um terapeuta, pois o melhor lugar para você reclamar é no espaço terapêutico, pois um profissional competente estudou, se dedicou e se especializou para te ouvir sem te julgar e te ajudar a retomar seu poder pessoal; resgatando sua autoestima e seu amor próprio. Um profissional irá te ajudar fazendo você tomar consciência de certas coisas que você não estava enxergando sozinho, te incentivando a desenvolver a autorresposabilidade, te ajudando a se reorganizar internamente (suas emoções e pensamentos) e externamente (na prática).

Um bom terapeuta pode te ensinar como transformar toda a queixa em aprendizado e sabedoria, fazendo com que perceba que você é capaz de melhorar, evoluir, ter uma vida saudável e mais feliz. Mas tudo isso depende muito da sua disposição.

Porém, se você procura qualquer pessoa sem nenhum critério ou bom senso, você estará nutrindo o ciclo da reclamação, você estará reforçando suas sinapses de sofrimento e suas células a se viciam ainda mais na química (produzida pelo cérebro) da reclamação, da lamentação e da negatividade. E isso também é uma escolha…

Por fim, deixo uma dica que costumo dar aos meus clientes, para ajudar na compreensão do assunto: o documentário Quem Somos Nós (disponível na Netflix).

Em suma, se tá difícil peça ajuda, se precisa desabafar faça terapia e reclame apenas no lugar certo!

Um abraço,

Tatiana M. Galvão

 

Deixar um comentário
Mais Posts
Comentários

Comments are closed.